Autor: Iziquel Antonio Radvanskei
Orientador: Ricardo Tescarolo
Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar o discurso dos professores universitários nas contingências da formação continuada, frente aos novos desafios contemporâneos. Para tanto, inicia-se apresentando um itinerário reflexivo sobre a realidade complexa que está inserida a escola e os professores, utilizando-se de autores que enfocam as temáticas de formação docente e os saberes e conhecimentos necessários para atender as demandas nesse novo cenário, como: Tescarolo (2005, 2007), Ardoino (2004), Morin (1999, 2001, 2003, 2004), Behrens (1996, 2005, 2007), Bauman (1999), Touraine (2002, 2003), Nóvoa (1992, 2002), Tardif (2002), , Garcia (2002), entre outros. Após, parte-se para uma análise critica da construção do professor intérprete, nas formas de conceber a ação humana, transformando numa ação interpretativa pedagógica alicerçada na hermenêutica como sabedoria prática (phronesis), dialogando com os autores Arendt (2001), Halévy (2010), Gadamer (2003, 2005), Arroyo (2004), Claxton (2005), Tarnas (2001) como alguns dos referenciais da fundamentação desta pesquisa. A metodologia utilizada para a investigação foi de abordagem qualitativa, tendo como instrumento a hermenêutica na interpretação dos dados. Elegem-se como campo empírico 16 professores que atuam em duas instituições privadas de ensino superior por meio de entrevistas semiestruturadas. Considera-se que o professor, em processo de formação continuada, em diálogo consigo, com os outros profissionais e confrontando sua teoria e prática, consegue uma ação interpretativa que enfrenta e modificada de maneira positiva o seu trabalho em sala de aula. Verifica-se que os discursos analisados dos professores apontam para interpretações destes desafios presentes nos novos contextos sociais, culturais, políticos. A interpretação, que não é neutra, gera atitudes de enfrentamento ou não, mas de alguma forma indica maneiras de interagir do professor frente a esse mundo que o provoca e o envolve.
Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:
A formação continuada do professor frente aos novos desafios contemporâneos
Deixe um comentário