Dissertação: A formação continuada do professor frente aos novos desafios contemporâneos

Autor:  Iziquel Antonio Radvanskei

Orientador: Ricardo Tescarolo

Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar o discurso dos professores universitários nas contingências da formação continuada, frente aos novos desafios contemporâneos. Para tanto, inicia-se apresentando um itinerário reflexivo sobre a realidade complexa que está inserida a escola e os professores, utilizando-se de autores que enfocam as temáticas de formação docente e os saberes e conhecimentos necessários para atender as demandas nesse novo cenário, como: Tescarolo (2005, 2007), Ardoino (2004), Morin (1999, 2001, 2003, 2004), Behrens (1996, 2005, 2007), Bauman (1999), Touraine (2002, 2003), Nóvoa (1992, 2002), Tardif (2002), , Garcia (2002), entre outros. Após, parte-se para uma análise critica da construção do professor intérprete, nas formas de conceber a ação humana, transformando numa ação interpretativa pedagógica alicerçada na hermenêutica como sabedoria prática (phronesis), dialogando com os autores Arendt (2001), Halévy (2010), Gadamer (2003, 2005), Arroyo (2004), Claxton (2005), Tarnas (2001) como alguns dos referenciais da fundamentação desta pesquisa. A metodologia utilizada para a investigação foi de abordagem qualitativa, tendo como instrumento a hermenêutica na interpretação dos dados. Elegem-se como campo empírico 16 professores que atuam em duas instituições privadas de ensino superior por meio de entrevistas semiestruturadas. Considera-se que o professor, em processo de formação continuada, em diálogo consigo, com os outros profissionais e confrontando sua teoria e prática, consegue uma ação interpretativa que enfrenta e modificada de maneira positiva o seu trabalho em sala de aula. Verifica-se que os discursos analisados dos professores apontam para interpretações destes desafios presentes nos novos contextos sociais, culturais, políticos. A interpretação, que não é neutra, gera atitudes de enfrentamento ou não, mas de alguma forma indica maneiras de interagir do professor frente a esse mundo que o provoca e o envolve.

Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:

A formação continuada do professor frente aos novos desafios contemporâneos

 


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GAE

 

Grupo de Estudo
Este grupo de pesquisa iniciou suas atividades em 2004, compondo a linha Teoria e Prática do Programa de Pós Graduação Strito Sensu em Educação da PUCPR.
As primeiras pesquisadoras (Arlete, Evelise, Isabel, Laura, Simone e Sonia), seis psicopedagogas, tinham clareza e determinação com relação ao objeto de estudo – o processo de aprendizagem.
O primeiro projeto foi batizado com o nome O aprendente do seu aprender e do aprender do outro, que visava identificar e analisar as estratégias de aprendizagem das crianças da 1ª série do Ensino Fundamental, assim como os estilos de aprendizagem e ensino das professoras.
Em 2006, por necessidade de alinhamento ao programa, a mesma pesquisa passou a ser denominada Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. A parceria com a Rede Municipal de Ensino de Curitiba o contato com 25 escolas, 403 crianças, 82 professoras alfabetizadoras e 77 ambientes educativos. Como conclusão do estudo, muitas dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão, artigos em periódicos e eventos científicos foram apresentados, culminando com a publicação do livro – Alfabetização. Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente. Curitiba: Champanhat, 2011.
Em 2009 foi elaborado o segundo projeto de pesquisa – Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, com o objetivo de atender o segmento da Educação Infantil e conhecer as representações construídas pelas professoras sobre o seu papel docente. Este projeto obteve financiamento do CNPQ e da Fundação Araucária. Primeiramente, a pesquisa foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil de Curitiba, que possibilitou o estudo piloto e a reorganização da metodologia. A segunda etapa, em nova parceria com a rede Municipal de Ensino de Curitiba, foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Esta pesquisa deu origem a vários artigos científicos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, desenvolvimento de material pedagógico e, a elaboração de um novo livro.
Em 2012 o grupo de pesquisadores se ateve a construção do terceiro projeto de pesquisa denominado – Aprendizagem e Conhecimento na Formação Continuada, cujo objetivo é promover espaços de intervenção na formação continuada de professores, para a ressignificação de suas aprendizagens como pesquisadores de suas práticas pedagógicas visando a potencialização da aprendizagem discente, na perspectiva da transformação da realidade complexa, nos diferentes contextos educativos. O projeto envolve a realidade educativa da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Universitário.
Hoje, o GAE conta com mais de 20 pesquisadores, que se reúnem semanalmente, para estudar, refletir, discutir, construir, analisar conceitos, idéias, dados observados e vividos, no movimento desafiador de aprender no e com o grupo. Aprendizagem, ensino, escola, estratégias e estilos de aprendizagem e ensino, metacognição, formação de professores e ambiente educativo são temas privilegiados por este grupo.
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GEA
 
Grupo de Estudo
O GEA iniciou suas atividades em 2005, na PUCPR, com o objetivo de estudar o conceito e as pesquisas sobre aprendizagem na perspectiva de autores que privilegiam este processo nas suas pesquisas.
Os encontros acontecem semanalmente, tendo como premissa oferecer um lugar onde o desejo de estar junto para aprender seja o disparador do estudo sobre a aprendizagem humana.
Faz parte deste grupo alunos da graduação, especialização, mestrado, doutorado, assim como profissionais da Educação e
professores de diferentes áreas do conhecimento. Sem sombra de dúvida, é a diversidade de perfis dos integrantes que dá o “colorido” ao trabalho.
Na coordenação do GEA contamos sempre com a organização de um dos participantes, garantindo a qualidade dos trabalhos.
Neste espaço acontece a discussão dos temas, previamente selecionados e individualmente elaborados, que no grupo são ampliados e ressignificados, considerando as experiências e conhecimentos prévios dos participantes. São momentos de trocas que permitem repensar a prática e fundamentar a teoria que a sustenta.
A partir desta experiência grupal, pesquisas, livros, artigos em periódicos e livros, dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso são construídos.
É um grupo de estudo aberto à comunidade. Se você ficou com vontade de estar conosco, entre em contato fazendo um comentário ou encaminhando um e-mail.
Estamos lhe esperando!
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