Autora: Thalita Folmann da Silva
Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho
Resumo : A partir de 2010, em todas as escolas brasileiras o Ensino Fundamental de nove anos foi efetivado. Com a ampliação do ensino percebeu-se a necessidade de entender, criticamente, a aprendizagem do aluno, da professora e a prática pedagógica no 1º ano. Os participantes deste estudo foram quatro professoras, duas da rede privada e duas da rede pública, e 45 alunos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com as professoras, Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem, Diários das Professoras, Diários dos Alunos, Diário da Pesquisadora e Protocolo de Observação. Dentre os autores que contribuíram para a análise dos dados, estão Zabalza (2004), Pozo (2005), Bransford, Brown e Cocking (2007), Freire (2006), Arroyo (2004), Claxton (2005), Meirieu (2005), Soares (2007), entre outros. Durante a investigação foi possível perceber a preocupação governamental em oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a ação docente. Entretanto, verificou-se que há muitos desafios em relação ao 1º ano do Ensino Fundamental, especialmente no tocante a prática pedagógica no processo de alfabetização/letramento. Para que um ensino seja significativo no ambiente formal de aprendizagem que é a escola, a prática pedagógica precisa estar de acordo com as características e necessidades das crianças, bem como pautada em concepções que favoreçam o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, e possam influenciar as experiências posteriores dos aprendizes. Ainda, foi possível com esse estudo, a identificação das estratégias de aprendizagem da criança em processo de alfabetização e das categorias de representação pelo desenho e escrita; a diferenciação do estilo de aprendizagem reflexivo destacado pelas professoras com a prática pedagógica, a análise dos aspectos metodológicos e relacionais presentes nas salas de aula; a utilização dos diários como instrumentos favoráveis à pesquisa científica e à aprendizagem dos sujeitos envolvidos.
Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:
A aprendizagem e a prática pedagógica do 1º ano do ensino fundamental
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