Autora: Loriane de Fátima Ferreira

Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho

Resumo : O presente estudo analisa as estratégias de aprendizagem do aluno de 5.a série durante a resolução de uma situação-problema de matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa, do tipo estudo de caso, em uma escola pública da rede estadual de educação da Região Metropolitana de Curitiba-PR. A coleta de dados envolveu 20 alunos, um professor e uma situação-problema de matemática. Fundamentados nos pressupostos da psicologia cognitiva, elegemos autores como Piaget (1964, 1972, 1983,1984,1996, 2002), Claxton (2005), Pozo (2005), Delval (2001), entre outros, para nosso referencial teórico. A revisão de literatura focou o estudo do processo do aprender, das estratégias de aprendizagem e do ensino estratégico, sendo ainda consultados Carrasco (2004), Llera (1998), Martín (1999), Cabaní (2000), assim como os instrumentos elaborados pelo Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente da PUCPR. Os resultados obtidos revelam um descompasso entre o ensino e o desejo de aprender dos alunos de 5.a série, uma vez que apontam as estratégias que o professor utiliza para ensinar e as que o aluno utiliza para aprender. A dificuldade em planejar, tirar dúvidas, fazer questionamentos, impede-os de desenvolver estratégias de aprendizagem diferentes das que o professor utiliza em sala de aula. Acreditamos que o ensino, com vistas à aprendizagem de estratégias, pode ajudar os alunos a adquirirem e desenvolver estratégias de aprendizagem que lhes permitam transformar, reelaborar e reconstruir as informações ou conhecimentos que recebem.

Para ler a dissertação na integra, clique no link abaixo:

Estratégias de aprendizagem do aluno de 5ª série na resolução de situação-problema 

 

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