30 abr 2013
Abril 30, 2013

3º Encontro – 27.03

0 Comment

 

Já descobriu o conceito de mente? Venha conferir nossas apontamentos.

Olá pessoal, segue a síntese.

Revisando Capítulo 1 – A mente é um produto da evolução. O comportamento é o resultado de uma luta interna entre muitos módulos mentais e é jogado no tabuleiro das oportunidades e restrições definidas pelo comportamento de outras pessoas. Geneticamente falando, a evolução é lenta, não há indícios de como o homem adquiriu a inteligência. Nossa mente é projetada para gerar comportamentos que teriam sido adaptativos, em média, em nosso meio ancestral, mas qualquer ato específico praticado hoje é efeito de dezenas de causa. A teoria da mente modular dá margem tanto a motivos inatos que conduzem a atos perversos como a motivos inatos que podem evitá-los. A mente está em processo de mutação, a evolução da espécie, que é a atividade
do cérebro.


Capítulo 2 –
Máquinas Pensantes. No capítulo 2 começamos a análise das seguintes questões, que julgamos mais profundas sobre a mente: O que possibilita a inteligência? O que possibilita a consciência?  Como os módulos interagem? Como reagem aos estímulos externos? Segundo o autor, a inteligência é a capacidade de atingir objetivos diante de obstáculos, por meio de decisões baseadas em regras nacionais (que obedecem a verdade). Todo cérebro é eletroquímico,o abismo entre o que se pode ser medido por um físico e o que pode causar um comportamento é a razão porque precisamos atribuir crenças e desejos às pessoas. Crenças e desejos são as ferramentas  explicativas de nossa psicologia intuitiva, e ela ainda é a mais útil e mais completa ciência do comportamento que existe.

MENTE – Predisposição genética/Meio(sociedade, cultura)/Fisiologia

(químca e física)/ Experiências de Vida. Segundo discussão, o cérrebro parou num tempo genético – pensar, conhecer, saber.

 

  • Sugestão de Filme: O show de Truman.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *