Mês: setembro 2013
-
Dissertação: A aprendizagem e a prática pedagógica do 1º ano do ensino fundamental
Autora: Thalita Folmann da Silva Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : A partir de 2010, em todas as escolas brasileiras o Ensino Fundamental de nove anos foi efetivado. Com a ampliação do ensino percebeu-se a necessidade de entender, criticamente, a aprendizagem do aluno, da professora e a prática pedagógica no 1º ano. Os participantes deste…
-
Dissertação: Estratégias de aprendizagem do aluno de 5ª série na resolução de situação-problema
Autora: Loriane de Fátima Ferreira Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : O presente estudo analisa as estratégias de aprendizagem do aluno de 5.a série durante a resolução de uma situação-problema de matemática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualiquantitativa, do tipo estudo de caso, em uma escola pública da rede estadual de educação da…
-
Dissertação: A escola organizada em ciclos : tempo/espaço e aprendizagem
Autora: Liliamar Hoça Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : Esta dissertação é o resultado do estudo sobre os elementos tempo/espaço e aprendizagem na prática docente. É uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa, cujo objetivo principal foi analisar como os elementos tempo/espaço estão integrados à prática docente nas organizações propostas em função da diversidade no processo…
-
Dissertação: Comunicação na relação professor/aluno da 1ª etapa Ciclo I do Ensino Fundamental : consequências no aprender e ensinar
Autora: Lia Beatiz Silva Munhoz da Rocha Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : As relações e interações que acontecem no ambiente educativo podem ser identificadas por meio da comunicação. A presente dissertação apresenta uma investigação acerca da comunicação da professora alfabetizadora. A pesquisa tem como objetivo analisar a comunicação da professora da 1ª Etapa do…
-
Dissertação: Inventário de estilo de aprendizagem para crianças Portilho/Beltrami : o estilo de aprendizagem das crianças e da professora de educação infantil
Autora: Katia Beltrami Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : A identificação do estilo de aprendizagem predominante dos alunos da Educação Infantil foi o foco dessa dissertação. O referencial teórico está baseado em autores que explicam a aprendizagem sob o enfoque cognitivista, como Pozo (2002,2005), Claxton (2005) e o grupo de pesquisadores do Conselho Nacional…
-
Dissertação: Amigos no caminho: o educador e a educadora nas obras de Leo Tolstoi, Ivan Illich e Paulo Freire
Autor: Claudio Ferraz Oliver Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : Esta dissertação apresenta um estudo sobre o perfil do educador e da educadora que emerge das obras de Leo Tolstoi (1937, 1988, 2000, 2002, 2005), Ivan Illich (1971, 1973a, 1973b, 1975, 1979a, 1979b, 1980, 1988, 1990, 1995, 1996, 1999, 2000, 2002) e Paulo Freire (1972,…
-
Dissertação: A infância sob o olhar da professora de educação infantil: cruzando olhares, saberes e práticas
Autora: Carla Cristina Tossatto Orientadora: Evelise Maria Labatut Portilho Resumo : A presente dissertação tem como objetivo conhecer os significados que as professoras de uma escola de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Curitiba atribuem à criança e à infância, e analisar a relação desses significados com a prática pedagógica desenvolvida na escola, para, com isso,…